Pular para o conteúdo principal

12 mandamentos contra o Stress

 Manual contra o Stress



Terapia da Felicidade - Os 12 mandamentos contra o estresse

Queridos amigos e amigas, vamos iniciar, dentro da Terapia da Felicidade, um estudo que pretende ajudar no combate a um dos maiores males desse século: o estresse (stress). Para facilitar esse estudo, vamos ver os 12 mandamentos contra o estresse, de maneira bem tranquila, de 3 ou 2 mandamentos por dia, para irmos digerindo lentamente esse processo. Quem quiser fazer perguntas, poderá enviar-me e-mail em: soucliente@meuanjo.com.br Vamos começar?

OS DOZE MANDAMENTOS CONTRA O STRESS


I - Os desejos são ilimitados, o seu tempo não.



Defina metas, prioridades da sua vida. Faça periodicamente uma revisão de seus objetivos.

Você tem uma agenda? 
Se não tem, organize uma, se não der para comprar, abra o Bloco de Notas no seu micro e coloque metas para o seu dia. Faça-o de maneira coerente, lembrando-se sempre que existe uma lei da Física que diz assim: 2 corpos não podem ocupar o mesmo espaço, no mesmo instante, por isso, marque somente os compromisso que pode assumir. 

Parece óbvio não é? Mas na realidade, nós criamos tormentos dentro de nós, querendo fazer coisas que nem sabemos porque, e o pior: sempre acreditamos que não temos tempo. Fazendo uma agenda enxutinha, você  vai descobrir tempo para muita coisa, como por exemplo. ir a uma biblioteca e passar meia hora lendo, pelo menos 1 vez por semana, visitar um orfanato, uma vez a cada 15 dias, visitar aquele parente que você não vê a tempo, ou quem sabe, apenas tirar o atraso do sono, de namorar...eita coisa boa né?

Promete que você  vai se agendar? 
Eu mesmo vou seguir esse conselho ao pé da letra e já estou programando o amanhã cedo...


II - Você é responsável e senhor da própria qualidade de vida.


Defenda seus direitos! 
Aprenda a ser eficaz e a ter ritmo: trabalho / lazer, alimentação / jejum, ação / repouso, inspiração / expiração. A qualidade de vida é uma planta que necessita ser regada sempre.

Ah! essa é a melhor parte, geralmente, nós seres humanos falíveis, somos loucos para arrumar um bode expiatório, e dificilmente assumimos nossas culpas e erros, principalmente os latinos, como nós (desculpem as amigas de Portugal, mas deve ser igual, já que fomos colonizados por portugueses)...então, quando dois carros batem , a culpa sempre é do outro, quando um casamento acaba, a culpa sempre é do outro, mas pergunto-lhe: quem é o outro?
Dependendo do ponto de vista somos nós mesmos, não é legal descobrir que somos culpados pelas "cagadas" que fazemos, e depois, como não temos como consertar, tentamos desesperadamente arrumar uma.
  

III - Você é um só.


Você só tem um coração. Portanto, faça uma coisa de cada vez. Tenha atividades e relações relaxantes, que não tragam a necessidade contínua de competir ou correr atrás o tempo todo
 

IV - Cuide do seu corpo.

Escolha alimentos saudáveis, evitando agressões do tipo fumo, droga, excesso de bebida e comida. Reduza a ingestão de café. Beba oito copos de água, no mínimo, por dia. Mantenha seus intestinos funcionando muito bem!
 
Faça atividades físicas, no mínimo três vezes por semana, compatíveis com seu temperamento e condições físicas. Mantenha seu peso corporal em um nível satisfatório para você.  
Ponha os pés descalços na terra por um mínimo de 20 minutos, em um lugar de muito verde, uma vez por semana, para descarregar. Faça um chek-up anualmente. Tenha um médico de confiança.
. 
 

V - Cuide de sua mente.

Seja seletivo com o que lê e vê. Reduza o hábito de assistir televisão. Exercite sua criatividade com música e artes em geral. Faça coisas que nunca fez, indo a lugares que nunca foi. Quebre rotinas e experimente o novo.
. 
 

VI - Que a sua casa seja um lar.


 Um lugar acolhedor que o receba ao final de um dia cansativo, oferecendo-lhe conforto, calor à sua alma, repouso e amorosidade. Que seja um ninho para refazer as suas forças. Cuidado: não gaste todas as suas energias para ter uma casa e todos os bens de consumo do mundo moderno. Pode não lhe sobrar nem um minuto para usufruí-la.  
Tornar uma casa um lar é um aprendizado contra o stress.
 
 

VII - Descubra quem é você.


 Qual é seu temperamento, quais são suas crenças? Seja coerente com elas. Defenda seu bem-estar. Cultive um respeito saudável por sua individualidade e privacidade.
 
 

VIII - Não seja onipotente.

Aprenda com os outros, procure ajuda necessária com amigos, médicos, terapeutas. Ouça e veja, para depois identificar quem são os aliados necessários e aqueles que deve evitar.  
Não avalie pessoas e situações com preconceito. Às vezes, a resposta de uma situação difícil e estressante está numa atitude ou pensamento inédito.
 
 

IX - Conheça e respeite o outro.

Ouça com atenção, buscando compreender o que o outro quer dizer. Ao verbalizar, certifique-se de estar sendo claro e compreensivo com o outro. O outro não é melhor nem pior que você. Ele é diferente, o que torna necessário o esforço de entendimento de ambos os pontos de vista.  
Aceitar e usufruir as diferenças é sabedoria.
 
 

X - Amor, intimidade e sexualidade.

Relações compulsivas, superficiais, narcisistas são como fast-food: costumam ser atraentes, mas não são nutritivas e podem custar muito caro a médio prazo. Cuide para desenvolver intimidade com pessoas com as quais sinta afinidade.  
Cultive a espontaneidade, sinceridade, amizade, alegria e prazer nas trocas afetivas. Deixe o sentimento fluir: "O amor faz bem ao coração".
 
 

XI - Equilibre-se.

Todos os dias encontre em tempo para esvaziar-se e estar consigo mesmo (pelo menos um banho prolongado e tranquilo). Use técnicas auxiliares como meditação, respiração e massagens para relaxamento.  
Não seja escravo nem de si mesmo. Tenha férias! Contra o stress, o período mínimo de férias é de 21 dias consecutivos. Tenha férias compatíveis com suas condições físicas, psíquicas e financeiras. Lembre-se: programas com muitos estímulos são prazerosos para quem está vitalizado. Não leve em sua bagagem de férias seu chefe, sua firma, companhias desgastantes, seu computador e outras malas sem alça.
 
 

XII - Tenha e use o poder da fé.

Uma situação, qualquer que seja, nunca é apenas boa ou ruim. Haverá sempre custos e benefícios. Quanto mais luz, mais sombra. Nunca se esqueça de que tudo é temporário. é muito importante preservar-se para a próxima etapa.  
Você é único, o que te faz valioso. Confie em você mesmo e na ajuda cósmica.
 
 

Fontes:
Jornal Estado de Minas
Acely Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Generosidade

| View | Upload your own

Eternamente Nothing Hill

Meu filme preferido... já vi tanto que sei as falas dos atores rsss Um Lugar Chamado Nothing Hill Título Original: Notting Hill Gênero: Comédia Romântica Origem/Ano: ING/1999 Duração: 125 min Direção: Roger Michell Julia Roberts... Hugh Grant... Richard McCabe... Rhys Ifans... James Dreyfus... Dylan Moran... Roger Frost... Henry Goodman... Julian R.-Tutt... Lorelei King... John Shrapnel... Clarke Peters... Arturo Venegas... Yolanda Vazquez... Mischa Barton... Anna Scott William Thacker Tony Spike Martin Rufus the Thief Annoying Customer Ritz Concierge Journalist Karen, Anna's P.R. Chief Lead Actor Foreign Actor Interpreter American Starlet Elenco: Sinopse: Anna Scott, interpretada por Julia Roberts, é a estrela de cinema m

Mensagem do dia 15/03 - Por onde for

Mensagem do Dia - Por onde for Por onde quer que você vá, leve a alma cheia de delicadeza, gestos amorosos de gentileza, uma palavra amiga que conforta, um exercício diário de paciência, um amor próprio que contagia, uma vontade de ficar perto de você, ser inesquecível... Não se deixe levar pela situação, o que parece sem saída é apenas um teste, uma das maneiras de crescer e vencer. O problema é a oportunidade de amadurecer, de vencer a si mesmo, e sentir o gosto da vitória, fruto adocicado que perfuma a alma. Você é o retrato da perfeição, ainda que sem poder enxergar, ainda que lhe falte membros no corpo, ainda que esteja paralisado na cama, com poucos recursos de fala, ainda assim, a sua alma tem um perfume, uma expressão que exala o que vai dentro de você. Por isso, cultive bons pensamentos, olhe tudo com os olhos do bem, ame tudo e todos que passarem pela sua vida, por que você é mais do que seus olhos vêem, você é fundamental! Por onde você for, seja simplesmente amor. Eu acre