Pular para o conteúdo principal

Menino especial


Menino especial

Não me lembro direito do dia em que conheci Diogo, mas lembro me com detalhes das tardes em que passava em frente a sua casa e o encontrava sempre encostado no portão. Várias vezes eu tentei chamar a sua atenção com minhas caretas mais esquisitas. Um dia ele riu de uma brincadeira que eu fiz com os olhos e essa foi a senha para ficarmos amigos.

Todos os dias eu parava naquele portão e conversava com Diogo sem pressa e sem nenhuma cerimônia. Falava da vida, dos passáros, do jeito engraçado dos seres humanos andarem pelas ruas, sempre apressados, nervosos....
Lembro que ríamos demais dos "celulosos". Celulosos são aqueles malucos e malucas que andam pelas ruas, falando e gesticulando com o celular na orelha. Alguns são tão "malucos e irresponsáveis" que falavam enquanto dirigiam. Coisa de seres racionais, de gente "normal???".

Uma vez, Diogo riu tanto que sua mãe saiu de lá preocupada com aquele riso que parecia sufocar o filho. Desse dia em diante, ela passou a acompanhar a nossa amizade e uns dias depois, me convidou para entrar e ficar mais perto do Diogo. Comecei a trazer livros e contar histórias. A história do Lobo Mau e os 3 porquinhos era a sua preferida. Acho que era porque eu ficava até sem fôlego, imitando o sopro do Lobo Mau e derrubando uma casinha de palha imaginária.

Tudo era perfeito em nosso mundo de amizade. Eu aprendia muito com esse menino muito especial, que vivia em uma cadeira de rodas, que só tinha 10% de visão em uma vista. Que não falava, mas tinha um amor tão grande, uma força de vida, que eu não conseguia entender. Era tanta força de vontade, tanta alegria, que eu me sentia envergonhado de reclamar da vida e dos pequenos problemas que eu tinha. Aprendi a superar as dificuldades que apareciam com a certeza de que Deus habita em cada um de nós. Como me lamentar de qualquer coisa, tendo saúde e membros perfeitos?

Diogo me ensinou muito. Dividíamos a vida com a certeza de que a alegria é o motor da felicidade. Só não descobri, porque seu olhar ficava fixo em um canto. Que será que ele via e eu não conseguia ver? Sempre quis perguntar, mas nunca sobrava tempo...

Um dia, veio a notícia de uma mudança urgente para outro Estado. Só pude me despedir no dia da viagem, muito rapidamente. Até hoje, lembro-me do seus bracinhos dando adeus pelo vidro do carro. Nessa noite, sonhei com Diogo. Nesse sonho ele ria muito, como se agradecesse os momentos felizes que passamos juntos. Eu dizia que era eu quem agradecia aqueles momentos maravilhosos. Ele olhou para aquele canto fixo, onde seus olhos se acostumaram a olhar, e me pediu para virar de costas. Foi aí que eu pude ver um brilho enorme naquele canto. Quando meus olhos se acostumaram com tanta luz, eu pude ver Jesus que sorria docemente para mim e apontava Diogo como exemplo de amor e perseverança.
E eu nunca mais esqueci o meu amigo Diogo!.
Minha homenagem a todos os pais de crianças especiais que lutam por seus filhos.

Eu acredito em você!
Paulo Roberto Gaefke

Comentários

Tereza Moraes disse…
Paulo,
Que coisa linda esse texto, me emocionei bastante.
Trabalhei por muitos anos na Pestalozzi e sei o quanto é importante o papel da família e dos amigos no tratamento e convivência com uma criança especial.
Engana-se quem pensa que não tenha sentimento, vontades...
São seres muito especiais mesmo, e quem sabe não vieram pra ensinar muito da vida a todos? Quem sabe o que temos a aprender com eles?
Parabéns, Paulo.
Fique com Deus.

Postagens mais visitadas deste blog

Generosidade

| View | Upload your own

Eternamente Nothing Hill

Meu filme preferido... já vi tanto que sei as falas dos atores rsss Um Lugar Chamado Nothing Hill Título Original: Notting Hill Gênero: Comédia Romântica Origem/Ano: ING/1999 Duração: 125 min Direção: Roger Michell Julia Roberts... Hugh Grant... Richard McCabe... Rhys Ifans... James Dreyfus... Dylan Moran... Roger Frost... Henry Goodman... Julian R.-Tutt... Lorelei King... John Shrapnel... Clarke Peters... Arturo Venegas... Yolanda Vazquez... Mischa Barton... Anna Scott William Thacker Tony Spike Martin Rufus the Thief Annoying Customer Ritz Concierge Journalist Karen, Anna's P.R. Chief Lead Actor Foreign Actor Interpreter American Starlet Elenco: Sinopse: Anna Scott, interpretada por Julia Roberts, é a estrela de cinema m

Mensagem do dia 15/03 - Por onde for

Mensagem do Dia - Por onde for Por onde quer que você vá, leve a alma cheia de delicadeza, gestos amorosos de gentileza, uma palavra amiga que conforta, um exercício diário de paciência, um amor próprio que contagia, uma vontade de ficar perto de você, ser inesquecível... Não se deixe levar pela situação, o que parece sem saída é apenas um teste, uma das maneiras de crescer e vencer. O problema é a oportunidade de amadurecer, de vencer a si mesmo, e sentir o gosto da vitória, fruto adocicado que perfuma a alma. Você é o retrato da perfeição, ainda que sem poder enxergar, ainda que lhe falte membros no corpo, ainda que esteja paralisado na cama, com poucos recursos de fala, ainda assim, a sua alma tem um perfume, uma expressão que exala o que vai dentro de você. Por isso, cultive bons pensamentos, olhe tudo com os olhos do bem, ame tudo e todos que passarem pela sua vida, por que você é mais do que seus olhos vêem, você é fundamental! Por onde você for, seja simplesmente amor. Eu acre